Amor e relacionamentos

Veja os sinais de que o relacionamento acabou

Solidão à dois, infidelidade, falta de interesse sexual e objetivos diferentes são alguns dos motivos que podem levar seu relacionamento ao fim.

A relação entre vocês está desgastada e, cada vez mais, colocar um ponto final parece ser a única saída possível para essa angústia. De cúmplices vocês passaram a adversários, e de confidentes, a inimigos. Soa um tanto ambíguo, mas, simultaneamente, você ouve aquela voz dizendo que ainda vale a pena insistir mais um pouco. Uma grande possibilidade é que você tenha se acostumado a sempre culpar algo externo pela falta de êxito e infelicidade na relação, ao invés de mirar para dentro dela. Por exemplo: “as coisas vão melhorar quando tivermos mais dinheiro” ou “tudo se resolverá quando eu engravidar”.

A verdade é que detectar o momento certo de admitir que o romance terminou não é simples e pode gerar medo e frustração. Para driblar um pouco esse turbilhão de sentimentos e pensamentos confusos, vale a pena conferir os tópicos abaixo.

São itens que podem orientá-la a identificar se o namorado está mesmo prestes a se tornar “ex-namorado”. E, mais do que isso, poderão poupá-la de prolongar ainda mais algo que já está fadado ao fim.

Veja, a seguir, os 13 sinais de que o relacionamento acabou mesmo:

1. Você se sente sozinha

A solidão dentro do relacionamento é um dos grandes indícios de que algo está muito errado. Em vez de receber cuidado, carinho e atenção, como presumidamente acontecia em outras fases, você passou a se sentir só e desamparada. Parece que vocês deixaram de ser prioridade na vida um do outro. Além disso, a presença dele não te preenche mais e a afinidade entre vocês também se tornou quase inexistente. O colo, o porto-seguro para ligar quando as coisas apertam, ou seja, nada disso faz mais parte do dia a dia do relacionamento de vocês. Sinto muito, mas é hora de dizer adeus.

2. A confiança está abalada

Um dos pilares centrais de um relacionamento é a confiança. Quando esta base é quebrada, todas as outras ficam estremecidas. A não ser que haja uma cooperação mútua do casal para resgatá-la, tentando amenizar os danos causados seja por uma traição, mentira ou outra razão, o caminho será o término. Não ter segurança na pessoa ao seu lado é um obstáculo que impede qualquer conexão significativa e acaba se tornando algo extremamente difícil de sustentar.

3. O sexo esfriou

O desejo sexual costuma oscilar ao longo de um relacionamento. Mas se há algum tempo você já tem notado que a sua libido diminuiu e você não tem mais interesse sexual em seu parceiro como antes, talvez seja a hora de rever essa relação. Do mesmo modo, se ele não te procura mais, e nem toca no assunto, algo não vai bem. O desejo físico, caso seja somente isso, pode voltar? Certamente, mas desde que outras questões estejam muito bem alinhadas e os dois trabalhem em time. Agora, se intimidade entre vocês também diminuiu consideravelmente e vocês já estão se distanciando de outras formas, o peso tenderá a cair para o lado negativo. Se você não está mais priorizando – ou querendo – conexão física, seja um carinho em público, ou um beijo ao se despedir, provavelmente esta seja a hora certa de desistir.

4. Acabou o respeito

Qualquer conversa entre vocês termina em briga e discussão. Nenhum dos dois é mais capaz de ceder, perdoar, ou pedir desculpas. E já faz algum tempo. Além disso, vocês não conseguem concordar em mais nada, desde os motivos mais banais, como a marca da nova pasta de dentes, até questões mais sérias, como a educação do filho ou o cuidado com os pais doentes. Além disso, na maioria das vezes, vocês nem escutam mais a opinião um do outro. Ou quando o fazem, levantam a voz e se agridem verbalmente. Estamos diante de uma coleção de indícios de um futuro infeliz para o relacionamento. 

5. Falta empatia

Em algum momento, a sua opinião passou a ser irrelevante. Você se sente invisível e quando tenta expressar seus sentimentos, é acusada de ser sensível demais, dramática. Acontece muitas vezes de até ser chamada de louca. Outro traço da personalidade não-empática é criticar o outro excessivamente. Na verdade, chegou ao ponto em que apenas os sentimentos dele é que importam, ele se recusa a se colocar no seu lugar e a culpa é toda sua. Sim, ele virou egocêntrico. Só que o peso dessa indiferença não só machuca, como aniquila qualquer possibilidade de permanecerem juntos. As trocas de confidências, o apoio, o carinho e a companhia não existem mais. E o seu melhor amigo, que era o seu parceiro, para quem você abriu uma série de intimidades que jamais contou para ninguém, agora age com frieza

 

6. A presença dele te irrita ou te deixa esgotada

Os relacionamentos amorosos existem para serem construtivos e agradáveis. Quando a presença do seu parceiro te afeta emocional e fisicamente, é um sinal claro de que o relacionamento acabou – ou precisa acabar. Pode parecer cômico, se não fosse trágico, mas se até o jeito dele tossir ou assoar o nariz começou a te incomodar: não dá mais.  

 

7. Seus valores mudaram

Ele quer constituir família, enquanto você quer focar no desenvolvimento profissional e fazer carreira. Ou ele quer viajar o mundo e você tem o sonho de ser mãe. Quando os ideais como casal já não são mais os mesmos, e vocês nem sequer conseguem mais planejar pequenas coisas juntos, chegou a hora de tomar uma decisão. Sinais claros de um fracasso anunciado.

 

8. Você se sente pisando em ovos quando está com ele

Você pensa antes de falar qualquer coisa, com medo de que ele irá reprimi-la ou dar uma resposta atravessada, grosseira. Em uma relação saudável, você deveria se sentir à vontade com seu parceiro, não acha? Mas se comunicação com ele está te deixando nervosa e ansiosa, isto não é natural.

 

9. Você já se imagina solteira

Você começa a fantasiar sobre como seria a sua vida de solteira, sem as brigas constantes, as críticas e a presença do seu parceiro. Soa libertador? Não deveria, se vocês são um casal. Mas certamente acende a luz de alerta de que algo está fora da ordem.

10. Você começa a achar outras pessoas atraentes

À medida que as coisas começam a ficar muito complicadas em seu relacionamento, você passa a se sentir atraída por outras pessoas. Aquele professor da academia, para quem você jamais olhou, de repente desperta o seu interesse. Se chegou a esse ponto, há somente uma saída: a separação.

 

11. Vocês não dão mais satisfação

Além de passar muito mais tempo com outras pessoas e preferindo programas em que você não está incluída, ele não liga mais para avisar aonde vai, ou se vai se atrasar. Você também não faz mais questão de ir direto do trabalho para casa: prefere fazer hora na academia, encontrar as amigas para um happy hour ou dar uma passada no shopping. Não existe mais esse pacto de informarem um ao outro, afinal, vocês já estão com um pé – ou os dois – fora do relacionamento.  Faz sentido?

 

12. Vocês mudaram

Seus gostos e interesses já não são mais os mesmos e, aliás, pouco restou ainda para ser compartilhado. Vocês simplesmente se apegaram às lembranças dos bons momentos por muito tempo e acabaram se desconectando. Só que agora, esse abismo entre vocês acabou se tornando insustentável. Chegou o momento de seguirem suas vidas separados.

 

13. A admiração acabou

Vocês não conseguem mais se divertir juntos, não riem mais, e não aproveitam mais a companhia um do outro. Parece que aquele brilho no olhar de quando estavam felizes, deixou de existir, e vocês simplesmente já não veem graça na vida um do outro. Hora de partir para outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *