Sites de relacionamento gratuitos e confiáveis ❤️
Os 14 melhores sites de relacionamento gratuitos

No vasto horizonte dos sites de namoro, encontramos poucos serviços que sejam, realmente, 100% gratuitos. A grande maioria dos sites traz pelo menos uma opção de “Upgrade”, oferecendo uma gama de benefícios para além da experiência básica da plataforma, mediante a compra de uma assinatura. Já outros sites, mais exclusivos, reservam praticamente todos os seus recursos para assinantes. Nestes, você até consegue criar a conta de graça – mas depois disso, para distribuir “Likes”, acessar perfis e conversar com outras pessoas, somente adquirindo alguns dos pacotes Premium disponíveis.

Para lhe ajudar na busca pelo seu site de preferência, elaboramos essa lista comparativa. Aqui, levamos em consideração quais sites possuem experiências gratuitas, elencando, em primeiro lugar, aqueles que possuem um funcionamento gratuito satisfatório (mas que podem contar com um “Upgrade”), e, em segundo, aqueles que, de gratuito, só possuem a criação de perfil.

Sites de relacionamento com funcionamento gratuito

Vamos começar com os serviços de funcionamento gratuito. Todas os sites de namoro aqui elencados podem ser usados sem pagar nenhum tostão. Neles, você pode, por exemplo, conhecer outros usuários e partir para a conversa, sem precisar de uma assinatura. Em outras palavras, poderíamos dizer que a mecânica essencial que esperamos de um site de namoro (o “Match” e o bate-papo) aqui é oferecida de graça.

Agora, muitos desses sites (com exceção do A Outra Metade, que é 100% gratuito) oferecem uma opção de “Upgrade” para a conta Premium. Devemos reforçar que essa assinatura apenas lhe dará alguns benefícios a mais, como: “Likes” infinitos, recursos de ver quem acessou e curtiu seu perfil, maior popularidade, etc. Ainda assim, com uma conta gratuita, você tem todas as ferramentas ao seu dispor para encontrar o seu par ideal.

Esta página contém links de afiliados.

Amor em Cristo logo
3/5

Público-alvo:

Relações cristãs

Nível de atividade:

Baixo

Faixa etária:

21-60 anos

3.8/5

Público-alvo:

Público geral

Nível de atividade:

Alto

Faixa etária:

18-60 anos

3.4/5

Público-alvo:

Relações sérias

Nível de atividade:

Baixo

Faixa etária:

28-45 anos

3/5

Público-alvo:

Público geral

Nível de atividade:

Baixo

Faixa etária:

18-60 anos

3.4/5

Público-alvo:

Relações sérias

Nível de atividade:

Alto

Faixa etária:

28-50 anos

2.6/5

Público-alvo:

Relações maduras

Nível de atividade:

Baixo

Faixa etária:

38-60 anos

3.8/5

Público-alvo:

Público geral

Nível de atividade:

Alto

Faixa etária:

18-60 anos

Sites de relacionamento exclusivos para assinantes

Agora estamos entrando em território exclusivo. Nos sites da lista abaixo tem apenas a criação de conta como elemento gratuito (e, por vezes, outros recursos menores, como testes de personalidade). A mecânica essencial dos sites de namoro, o Match e o bate-papo, são reservada apenas para quem estiver disposto a gastar dinheiro em uma assinatura.

Não é loucura pensar que, quando um site de namoro tem o funcionamento exclusivo para um público pagante, ele pode apresentar uma atividade maior entre seus usuários. Porque quando pagamos por um serviço, queremos tirar o maior proveito da experiência, não? Seguindo essa lógica, pagar por uma assinatura em algum desses sites não parece uma ideia tão distante. Lembre-se que, além da criação de conta, você pode também dar uma navegada na plataforma – sem pagar a assinatura. Assim você pode ter certeza se gostou da “pegada” do site ou não.

3.8/5

Público-alvo:

Relações sérias

Nível de atividade:

Alto

Faixa etária:

21-35 anos

3.6/5

Público-alvo:

Relações maduras

Nível de atividade:

Razoável

Faixa etária:

35-55 anos

3.6/5

Público-alvo:

Relações sérias

Nível de atividade:

Razoável

Faixa etária:

27-40 anos

3.2/5

Público-alvo:

Relações sérias

Nível de atividade:

Razoável

Faixa etária:

21-38 anos

3.6/5

Público-alvo:

Relações maduras

Nível de atividade:

Razoável

Faixa etária:

40-65 anos

3.6/5

Público-alvo:

Encontro casual

Nível de atividade:

Alto

Faixa etária:

18-55 anos

3.6/5

Público-alvo:

Encontro casual

Nível de atividade:

Alto

Faixa etária:

18-45 anos

Perguntas Frequentes – sites gratuitos


Quais sites de namoros são completamente gratuitos?

Podemos lhe responder isso de uma forma bem rápida: o único site de namoro que analisamos que possui um funcionamento 100% gratuito é o A Outra Metade. Focado na Grande São Paulo e direcionado a criar relações sérias, o site aposta em um modelo inovador de site de namoro – sem assinaturas e sem burocracias. Nenhum obstáculo para a conexão humana.

Se essa breve descrição já ganhou seu interesse, acesse a aba Avaliações e leia a nossa análise aprofundada do A Outra Metade – onde cobrimos todos os aspectos do site.

Tirando o A Outra Metade, não há outro site que seja, realmente, 100% de graça. Nessa página, listamos serviços que possuem um funcionamento gratuito muito satisfatória, mas a maioria deles ainda possui uma forma de assinatura, diferenciando seus usuários.

 

Qual o melhor site de namoro gratuito?

Não há resposta certa: cada site aqui analisado tem os seus prós e contras, e tudo vai depender das expectativas de site de namoro que você tem, para começo de conversa. Se levarmos em consideração o número de recursos disponíveis para as contas gratuitas, poderíamos dizer que o Badoo e o Plenty of Fish são os sites que mais se destacam. Obviamente que você vai sentir que está usando uma versão “limitada” da plataforma, mas esse não é um sentimento tão marcante como quando usamos um Par Perfeito ou um Pra Casar.

Clicando nas opções de “Leia a análise” você terá acesso a todas as avaliações aprofundadas que fizemos de cada site aqui listado. Levamos em consideração aspectos como: formas de dar match, comunicação entre usuários, benefícios e diferenças entre planos gratuitos e Premium, e etc.

Se quiser, você pode tomar esse tempo para ler as análises. Ou, se você for um desses, parta direto para a experiência prática, clicando na opção “Experimente de graça”, e tire as suas próprias conclusões.

 

Como operam os sites de namoro gratuitos?

Temos que lembrar de uma coisa: a esmagadora maioria dos sites de namoro funcionam como um negócio. Logo, para continuarem disponibilizando o seu serviço, precisam achar alguma forma de ganhar dinheiro. É por isso que, além de um plano gratuito (com níveis bem variáveis de limitação à experiência do site), estes sites também oferecem a opção de “virar Premium”. Do mesmo modo, a adoção de tráfego pago, propagandas e etc., também possuem esse condão de gerar algum retorno financeiro para os donos do site.

Falamos de uma “esmagadora maioria” porque, na verdade, conhecemos uma exceção: o já comentado A Outra Metade. Ainda que esse site apresente uma que outra propaganda flutuante (justamente para manter o pagamento do domínio do site), todos os recursos da plataforma são fornecidos de forma gratuita, não havendo nada que se assemelhe a um plano pago.

 

Sites de namoro gratuitos realmente funcionam?

 É claro que sim! Estes sites já fazem parte da cultura do país. No Brasil, muitas pessoas acabam preferindo os sites que disponibilizam de forma gratuita os recursos essenciais de paquera. Logo, é possível encontrar sites com comunidades bem ativas, contando com um número elevado de usuários.

E as chances de o site “funcionar” só aumentam quando você cria um perfil genuíno, em que conste seus interesses, expectativas no site e etc. O nosso contatinho não vai cair do céu – e isso vale para qualquer site, gratuito ou não. Temos que fazer um esforço de nos “botar no jogo”. Assim, nossas chances de encontrar alguém especial aumentam significativamente.

 

Devo ou não devo gastar dinheiro em um site de namoro?

Os sites variam muito no que tange aos benefícios que oferecem a seus assinantes. Há serviços como o Par Perfeito e o Match em que uma assinatura melhora muito a experiência com o site: com ela, você ganha pleno acesso à ferramenta do bate-papo, podendo conversar com quaisquer usuários, bem como ver quem acessou e curtiu seu perfil. Outros sites como o Plenty of Fish ou o Badoo tem uma experiência gratuita que já é muito satisfatória. Então, é algo que, no fim, fica ao seu critério.

Agora, se você está realmente querendo investir tempo e energia em encontrar alguém especial em um site de namoro, o nosso conselho seria o de adquirir uma assinatura. Toda a experiência fica mais… facilitada. E menos frustrante. Na maior parte dos casos, uma assinatura em um site de namoro é um bom investimento. Apenas se certifique de  escolher um site que tenha a ver com você.

 

Como se destacar nos sites de namoro sem gastar dinheiro?

É fato que há muitos recursos dos planos Premium que ajudam o seu perfil a ganhar popularidade. Do mesmo modo, gastando dinheiro, você também consegue adquirir os recursos de “Boosts” de perfil – benefícios temporários que (normalmente pelo tempo de 1 hora) alçam o seu perfil ao topo das pesquisas, aparecendo como uma das primeiras sugestões para todas as outras pessoas de sua área. Com a compra desses “Boosts”, você pode ter muitos frutos: e em apenas 1 hora ganhar o número de “Matches” que conseguiria na semana inteira.

Mas não se preocupe. Vamos lhe ensinar algumas dicas de como destacar o seu perfil e aumentar as suas chances de “Match” significativamente, e isso sem gastar nenhum tostão. Vamos a elas:

Deixe o seu perfil o mais completo possível

            Isso aqui é tiro e queda. Perfis com uma boa variedade de informações transparecem uma abertura maior para as outras pessoas, que ficaram mais instigadas a lhe conhecer. E não apenas isso: se você colocar no perfil informações do tipo: “Filme preferido”, “tipo de personalidade”, ou “o que eu gosto de fazer numa sexta à noite”, você acaba dando mais recheio para as suas conversas, possibilitando que os contatinhos saibam como “quebrar o gelo” com você.

Não é mais fácil puxar papo quando alguém tem vários interesses elencados em seu perfil? Então, basta você fazer essa mudança no seu. Garantimos que as suas conversas vão fluir mais.

 

Escolha boas fotos, sobretudo as que mostrem o seu rosto de forma nítida.

Apesar do que muitas pessoas pensam, fotos borradas, que mostram apenas parte do rosto (ou quase nada dele) não são muito próprias para sites de namoro. Não queira se fazer uma pessoa misteriosa. Quando estamos procurando por alguém, queremos ter uma ideia nítida de quem aquela pessoa é. Então, não tenha medo de mostrar o rostinho.

Tudo que falamos aqui vale para os dois lados. Imagine que desagradável você encontrar alguém que conheceu em um site de namoro, e aquela pessoa não se parece nem um pouco com as fotos de perfil – seja por questões de ângulo, ou má qualidade das fotos. Isso pode ser uma tremenda frustração.

Agora, se você se sente inseguro mostrando o seu rosto porque se acha feio(a), lembre-se que você tem todo o direito de ser amado(a) da forma que você é. E não importa onde você esteja procurando amor, em sites de namoro, na faculdade, em uma festa, sempre haverá uma pessoa que vai se apaixonar por você, do jeito que você é. Basta que você bote a cara a tapa. Ficar se escondendo não ajuda em nada.

 

Dedique um tempo do dia para acessar o site, mas com limites!

            Essa talvez seja a dica mais importante se levarmos em conta que você está usando uma conta gratuita. Como um usuário sem benefícios “a mais”, você deve realmente botar mais esforço na procura pelo contatinho dos sonhos. Por isso, tente usar o site todo dia – mas com limites!

Aqui em nosso site sempre propomos um uso saudável dos sites de namoro. Como uso saudável, queremos dizer que, mesmo que você use o site ou aplicativo todos os dias, não deixe que isso se desenvolva em um vício. Limite o seu tempo em algo em torno de 20 minutos por dia – isso já é mais que o suficiente.

Nesses 20 minutos diários (em que você está dedicando toda a sua energia para o seu lado amoroso), você pode dar uma olhada nas sugestões do site, acessar alguns perfis interessantes, adicionar alguma informação a mais no seu próprio perfil – e muito mais. O importante é estar de corpo e alma no site, e não se deixar levar pelo modo automático.

Se não conseguir nenhum “Match” nesse tempo, tente mais no próximo dia. Devagar e sempre – esse é um dos lemas do uso saudável dos sites de namoro. Garantimos que se você conseguir manter uma rotina saudável e ativa, os contatinhos logo começaram a brotar no seu bate-papo. É ciência exata, pode confiar!