Conheça os tipos de relacionamentos
Conheça os termos novos usados para definir diferentes modelos de relacionamentos amorosos e sexuais
De acordo com um estudo em antropologia evolucionária publicado recentemente, apenas 17% das culturas humanas são estritamente monogâmicas. Segundo a tese, a grande maioria das sociedades adota uma mistura de tipos de casamento, com alguns indivíduos praticando a monogamia e, outros, a poligamia.
As nomenclaturas envolvendo os diferentes tipos de relacionamento, no entanto, estão se tornando cada vez mais diversificadas. Termos como “Monogamish” e “Poliamor” surgiram e se juntaram aos já famosos “Ménage à trois” “Trisal”. O conceito de relacionamento aberto, por exemplo, também ganhou diversas outras ramificações sob o seu guarda-chuva.
Confira, a seguir, 10 diferentes tipos de relacionamentos:
1. Monogâmico
Trata-se do modelo de relacionamento clássico, no qual duas pessoas combinam de se relacionar exclusivamente uma com a outra, tanto de forma romântica, quanto sexual. Trata-se do formato mais convencional da lista.
2. Monogamish
O termo Monogamish é relativamente novo, e nasceu para descrever um grupo que tem se tornado bastante popular no mundo todo. Neste tipo de relacionamento, um casal é essencialmente monogâmico, mas permite graus variados de contato sexual com outros indivíduos. Assim como em outros relacionamentos não-monogâmicos, as regras que estruturam esses contatos sexuais externos variam, de acordo com o casal. Alguns permitem apenas uma noite, sem segundas vezes com a mesma pessoa, ou apenas tipos específicos de atividade sexual, como beijar e apalpar, mas sem penetração. Outros estipulam, ainda, limitações de tempo ou localização, por exemplo, não mais de uma semana.
3. Relacionamento aberto
Este formato abrange interações sexuais e/ou emocionais estruturadas em torno de um relacionamento primário ou não. Entre os tipos mais conhecidos de não-monogamia ou relacionamento aberto, o swing envolve casais comprometidos que trocam de parceiros consensualmente e especificamente para fins sexuais. A prática pode variar entre breves interações entre estranhos em festas ou clubes de Swing, a grupos de amigos que se conhecem e se socializam há muitos anos.
4. Poliamor
Este é um tipo de relacionamento ou dinâmica que permite interações tanto emocionais, românticas ou sexuais com várias pessoas. Os adeptos do poliamor acreditam que é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Também é um tipo de relação não-monogâmica.
5. Polígamo
Ao contrário do relacionamento poliamoroso, que permite múltiplos relacionamentos pré-estabelecidos ou baseados em um acordo ou termos determinados exclusivamente pelos envolvidos no relacionamento, um relacionamento poligâmico refere-se à prática da poligamia.
A poligamia descreve uma dinâmica de relacionamento baseada no desejo de ter vários casamentos ou cônjuges legais ou culturalmente reconhecidos.
6. Trisal
Trata-se de um relacionamento que envolve três pessoas, onde geralmente, o terceiro membro é convidado a fazer parte do casal. As relações sexuais podem ou não acontecer sempre a três.
7. Ménage à Trois
Esta constitui uma prática sexual que conta com a participação de três indivíduos. Contudo, eles não integram uma relação de casal.
8. Amigos com benefícios
Este termo ilustra um relacionamento de amizade entre duas pessoas, normalmente um homem e uma mulher, em que os dois podem praticam sexo quando tiverem vontade. No entanto, ele extingue qualquer exclusividade, e é estritamente sexual, não romântico.
9. Tóxico ou abusivo
Esse tipo de relacionamento, sobre o qual ouvimos falar quase diariamente nos noticiários, a respeito de feminicídios (crimes cometidos pelos parceiros contra suas mulheres), abrange uma dinâmica que inclui duas ou mais das características a seguir: nocivo, doentio, desequilibrado, manipulador, controlador, codependente, emocionalmente desgastante, gerador de isolamento social e desestabilizador.
10. Relacionamento anárquico
O conceito do relacionamento anárquico é basicamente considerar todas as formas de intimidade como válidas. Nesse tipo de relação, seus amantes ou relacionamentos românticos não são priorizados acima de seus amigos ou familiares. Em outras palavras, a anarquia de relacionamento rejeita explicitamente as hierarquias estabelecidas nos diferentes tipos de relacionamento e “apaga” a distinção entre parceiro e não parceiro.