Vida de solteiro

Como namorar depois dos 40?

Já passou o tempo em que a chegada dos 40 era considerada como o fim da vida relacional/sexual de uma pessoa. Na verdade, não apenas estar solteiro(a) aos 40 é uma coisa cada vez mais comum, como também está deixando de ser vista como esse bicho de sete cabeças pela sociedade no geral.

A noção de que, ao chegar em uma certa idade, você já deve estar com a “vida familiar feita” também vem perdendo força – em favor da ideia de que cada pessoa tem uma jornada estritamente particular nos campos do amor. E que nessa paisagem, não existe caminho certo. Você não precisa estar casado(a) aos 40, nem ter filhos, e nem ter vivido uma vida prodigiosa nas relações, se for esse o caso. Se você vai ter o seu primeiro namoro aos 40 anos, não há nada de errado nisso.

Logo, o primeiro passo dessa nova caminhada, antes mesmo de preparar a mochila, é entender que as expectativas que a sociedade, a família e até os amigos acabam imputando a você, no quesito da sua vida relacional, nada tem a ver com o seu potencial e valor. E o mesmo vale para todas as possíveis relações passadas que você já teve: elas estão no passado por um motivo. Você já é uma nova pessoa, e entenda que cada novo amor é um novo começo.

Quando nos libertamos dessas pressões, podemos curtir todo o mundo da paquera depois dos 40 com um espírito muito mais leve. As experiências acabam sendo mais bem aproveitadas. Portanto, se divirta! Isso é o mais importante.

Não existe nada melhor do que uma relação madura

Não se pode negar, porém, que os 40 anos que você já viveu não exercem algum peso nas suas relações. Nessa idade, já temos uma ideia mais definida de quem somos, de quais são os nossos interesses, e possivelmente da vida que queremos para nós mesmos. Do mesmo modo, é possível que já tenhamos uma vida financeira e profissional bem mais resolvida – um fator que acaba sempre influenciando a nossa carente vida relacional.

Mas tudo isso pode ter um impacto positivo: a relação entre duas pessoas que já passaram dos 40 pode ser o terreno fértil de uma conexão única, em que duas pessoas que já acharam “ter vivido de tudo” podem encontrar o novo, no olhar de outra pessoa.

Do mesmo modo, com toda essa bagagem de vida, é comum que a relação tenha uma maior maturidade – se compara com o namoro de duas pessoas com 20 anos. Vocês valorizam mais o tempo de qualidade, as conversas, os interesses culturais e a transparência.

Logo, esse é mais um ponto que acaba tirando a força do bicho de sete cabeças do tão temido “namoro depois dos 40”. Esse pode ser o momento de uma redescoberta do prazer – em uma relação tranquila, de aprendizados, sem o caos da adolescência, mas ainda gozando de muita vida!

Busque trazer paz para qualquer fantasma do passado

Ainda que uma nova relação seja uma nova vida, também pode ser interessante fazer um panorama da nossa vida relacional ao longo dos anos, antes de ingressar em um novo caminho. É comum que com 40 anos já tenhamos passado por um ou mais relacionamentos, sejam eles longos ou curtos. No lugar de onde eles estiveram, ficaram sentimentos, traumas e aprendizados.

Tome um tempo para si, e revisite tudo aquilo que você já sentiu estando junto com outra pessoa: a forma com que você lidou com o relacionamento, as coisas que aprendeu, e o mais difícil –  as cicatrizes que ficaram, abertas ou fechadas. Tudo isso pode ter algum impacto em relacionamentos futuros.

Logo, para garantir que seu próximo relacionamento não seja tão afetado por essas experiências passadas (e, com isso, prejudicado), pode ser necessário “exorcizar” alguns sentimentos não resolvidos. Você pode fazer isso sozinho, escrevendo em um diário por exemplo, ou buscar ajuda psicológica, que nesse momento torna-se algo essencial.

O importante é reconhecer que um novo encontro sempre é uma página em branco. Quanto menos influenciado pelo passado de ambas as pessoas, mais chances ele tem de dar espaço para uma conexão verdadeira, honesta e duradoura.

Procurando um parceiro/uma parceira

Essa pode ser a questão que mais gera dúvidas em quem se vê solteiro depois dos 40. É como se você tivesse desaprendido (ou talvez nunca aprendido) como funcionam os mecanismos da paquera, ou até mesmo onde encontrar pessoas solteiras. Parece que você perdeu toda festança, todo o movimento dos 20 e dos 30 anos, e agora está sozinho, em um lugar que mal parece um ponto de partida.

Mas fique tranquilo(a): essas são questões que todas as pessoas, de todas as idades acabam compartilhando. O amor é por vezes um labirinto sem placas de sinalização, mas vamos dar o nosso máximo para lhe dar um sinal de luz.

Busque uma vida social mais ativa: comece a sair mais

 Não há escapatória: encontrar um novo interesse amoroso segue as mesmas linhas de se encontrar novos amigos e atividades no geral. Portanto, a alternativa mais tradicional para se encontrar amor é dando um boost na nossa vida social. Seja chamando seus amigos, pedindo para que eles lhe apresentem alguém, ou simplesmente buscando novos círculos – esse tipo de “movimento” costuma ajudar muito no lado amoroso da vida.

Todo esse reavivamento da vida social não precisa ser desconfortável: se você tem algum hobbie, por exemplo, por que não procurar um grupo que compartilha desse interesse? Um clube de fotografia, grupo de ciclismo urbano, algum trabalho voluntário que lhe interesse – as escolhas são muitas. No fim das contas, você está fazendo um esforço para si mesmo, e o encontro com alguém especial que vai fazer seu coração descompassar é apenas consequência dessa abertura.

Fazer cursos presenciais, sejam longos ou intensivos, também costumam ser uma boa alternativa para conhecer pessoas novas. O importante é você se colocar em um ambiente ou em uma atividade que você sinta prazer. Quanto mais nos colocamos na luz, saindo com amigos ou crescendo na nossa vida profissional, mais chance temos de satisfazer o nosso lado amoroso.

Sites e aplicativos de namoro para depois dos 40

Se você não se sente confortável tendo que sair mais, ou esse caminho não está lhe rendendo bons frutos, a internet pode ser a sua salvação. Hoje em dia, os sites de namoro para depois dos 40 já se tornaram extremamente populares. Neles, você encontra uma base de membros madura, bastante ativa, e que anseia por novas ligações.

Os sites de namoro para depois dos 40 são como um oásis em meio às demais plataformas tradicionais. Aqui, os usuários maduros costumam estar mais comprometidos com o uso da plataforma no geral – criando perfis detalhados, recheados de informações, o que valoriza trocas profundas e íntimas.

Há sites de namoro maduro de todos os tipos: pagos e gratuitos, com diferentes dinâmicas de Match e bate-papo. Ainda que os nomes de algumas plataformas pareçam apontar para uma faixa etária específica (como Solteiros50, ou Namoro40), durante o uso percebemos que o site não contempla apenas a idade mencionada. Logo, se você gostou de um site, vale a pena experimentá-lo, mesmo que tenha alguma dúvida em relação a idade dos seus membros.

Aqui no DatingHelp, analisamos uma série de sites de namoro para pessoas maduras. Se quiser, você pode acessar a nossa aba de análises comparativas e decidir quais dessas plataformas mais ressoam com você.

A hora do encontro

Se seguindo algumas das dicas acima você conseguiu encontrar alguém interessante, descobriu que ele ou ela é solteiro, e você sente que pode ter alguma chance – é hora de chamar para um encontro. E a questão é a seguinte: vocês não são mais adolescentes, mas a dinâmica do amor, em si, não muda muito. O friozinho na barriga vai vir uma hora ou outra.

Encontros leves como uma caminhada na praça no fim de semana, uma visita a um museu ou quem sabe fazer um happy hour naquele pub temático são boas ideias de convite. O que queremos aqui é que você descole um tempo sozinho(a) com a pessoa, para que vocês possam aprofundar o papo que já tiveram em outro momento, bem como sentir a presença íntima um do outro.

É possível que vocês dois queiram levar a coisa bem devagar: por uma certa ansiedade ou insegurança. Mas não se sinta mal por isso. Como referimos, aos 40 já temos muita experiência de vida, e talvez uma série de relacionamentos passados que, por mais distantes, continuam exercendo uma gravidade sobre nós.

Logo, se você precisa pisar no freio em algum momento – pise. Faça o que for preciso para se manter confortável, mas lembre-se também de se abrir para o novo. Não se prenda em padrões antigos e saiba que cada relação é uma nova oportunidade de nos conhecermos.

Como faz para beijar, mesmo?

Algumas coisas nunca mudam, e a atração física e a sedução continuam do mesmo jeito, seja com um encontro aos 20 ou aos 40 anos. É evidente que, nessa idade, você valoriza características mais introspectivas – e pode se deixar atrair tanto pela beleza do seu parceiro como pela paixão que ele tem por um hobbie em específico, sua maturidade ou a forma que ele expõe suas ideias. Mas a verdade é que, uma hora ou outra (se tudo estiver dando certo no encontro), essa atração deve ser convertida para o lado íntimo.

Uma dica simples que vale ouro, tanto para homens como para mulheres, é a seguinte: deixe seu corpo fazer a comunicação. Toques sutis no meio de um encontro sinalizam que você está interessado na outra pessoa. Sentindo uma reciprocidade na linguagem corporal dela, você já pode ter uma ideia de quando encaixar o beijo.

É normal que as pessoas sintam quando é a hora do vamos ver. Mas você pode criar esse momento: com um toque sutil no rosto ou nos cabelos do seu pretendente, um olhar demorado e sugestivo. Procure sempre sentir se a pessoa está receptiva a esse movimento. Qualquer sinal de afastamento pode significar que ela ou não quer, ou não está pronta para lhe beijar.

Domine o nervosismo, sinta-se confortável e aproveite a magia do momento. Você está com aquela pessoa que lhe devolveu o frio na barriga – e isso deve ser celebrado!         

Entenda as expectativas do seu parceiro/da sua parceira

Aos 40 anos, a experiência de vida acumulada por uma pessoa já se torna um traço marcante de sua personalidade. Logo, é comum que a pessoa que você conheça já tenha uma ideia formada daquilo que ela quer em um relacionamento.           

Você vai encontrar todo tipo de pessoa nesse mundo das paqueras. Há aquelas que ainda não casaram, e querem muito se casar (o mais rápido possível, como se para tirar o atraso), assim como há aquelas que nunca se casaram, e querem continuar assim. Do mesmo modo, há aquelas pessoas aos 40 que já foram casadas (e formaram e terminaram várias relações), e que no momento estão só querendo curtir um pouco a vida, em um relacionamento sem muitos compromissos e pressões.

Logo, fique ciente de que as pessoas que você encontrar podem ter objetivos diferentes dos seus. O seu pretendente pode querer ter mais filhos, quando você já não quer. Ou, talvez, tenha a vontade de morar junto e compartilhar a vida – quando você em um primeiro momento está procurando mais espaço.

Portanto, entenda que entrar no jogo do amor aos 40 é se deparar com esse cenário multitudinário, em que você pode encontrar de tudo. Valorize, então, uma conversa sincera; cultive uma transparência na relação, e busque sempre alinhar as expectativas, para evitar frustrações e arrependimentos.

Conclusão

Temos certeza de que essa nova abertura para o amor depois dos 40 vai lhe fazer um bem enorme. Existe algo dentro de nós que está constantemente ansiando por novidades e paixões: e revisitar esse espírito interno pode inclusive lhe rejuvenescer alguns anos. Idade é apenas um número, não é?

Vale a pena frisar: esteja você solteiro(a) 40, 50 ou 60 anos – esse não é o fim da sua vida amorosa. Muitas pessoas se veem nessa situação, e costumam sentir o mesmo peso no peito, como se o tempo delas já tivesse passado. Isso não passa de uma grande falácia – e só as comunidades de namoro maduro na internet já comprovam isso.

Talvez esse seja o momento em que você descubra as relações amorosas mais tranquilas da sua vida. O momento agora é outro, você é uma pessoa madura que valoriza muito mais do que as aparências. Você está atrás de diálogo, afeto e companheirismo, com uma pessoa que lhe devolva o friozinho na barriga.

Você merece encontrar alguém compatível com você, e com a mentalidade certa, isso não precisa ser difícil. Nós do DatingHelp lhe desejamos toda sorte!