Saiba em que mão e dedo usar o anel de namoro
Derivada da expressão em latim alligare, o significado original da palavra aliança é “compor, ligar-se a”. Sendo assim, muitos casais de namorados optam por usarem anéis ou alianças como uma maneira de expressar seu compromisso com o relacionamento amoroso. Popular sobretudo no Brasil, esta tradição representa uma espécie de pacto de respeito e fidelidade estabelecido entre duas pessoas.
No entanto, ainda existe muita dúvida sobre em que mão e dedo a joia deve ser usada. Afinal, além dessa ocasião, existem também os anéis de noivado, as alianças de casamento, e suas respectivas características.
De acordo com a maioria das culturas ocidentais, o anel de namoro é normalmente utilizado no dedo anelar da mão direita. Trata-se do quarto dedo, a contar do dedão. Embora essa seja a “recomendação”, os joalheiros ressaltam que a escolha sobre em que dedo usar deve partir do próprio casal. Outro aspecto é que, geralmente, o anel de compromisso é na cor prata, como forma de diferenciá-lo do anel de noivado, que é dourado, e usado no mesmo local. Mas da mesma forma, também não é regra. Prova disso é que as lojas têm apostado, cada vez mais, em peças mais modernas e exclusivas em suas coleções.
Está pensando em presentear o seu namorado (a) com uma aliança de namoro?
Confira, a seguir, algumas dicas para acertar na escolha:
Seja criativo
Escolha uma peça original, que combine com o estilo do casal. Desde pedras com significado, signos e gravação de símbolos, o importante é ser criativo para tornar esse um presente realmente marcante. Hoje em dia as lojas reúnem peças mais personalizadas em seus catálogos, que fogem do básico prateado.
Compare os preços
A boa notícia é que existem opções para todos os bolsos. O valor de um anel de compromisso pode variar bastante, por isso vale a pena pesquisar bastante antes de comprar. As alternativas vão desde peças luxuosas com materiais como diamantes e outras pedras preciosas mais caras, até os mais simples, de aço mesmo, que podem, ter ou não o nome dos namorados gravado.
Escolha o momento certo
Não existe uma data específica ou um tempo de namoro ideal para presentear e passar a usar um anel de namoro. Certifique-se de que deseja mesmo dar esse passo para não correr o risco de se arrepender depois. Dia dos Namorados, aniversário de namoro ou da pessoa amada são definitivamente ocasiões propícias para esse tipo de surpresa.
Dedo do amor
A aliança de casamento, por outro lado, é usada na mão esquerda, também no dedo anelar. Os egípcios acreditavam que ao colocar o anel neste dedo, o casal estaria garantindo amor eterno. O motivo é bastante romântico: uma veia presente apenas nessa parte do corpo, que depois ficaria conhecida como veia do amor ou Vena Amoris, estaria diretamente conectada ao coração.
Mais adiante, no século 16, o rei Eduardo VI da Inglaterra, por decreto, fez do dedo anelar da mão esquerda a escolha oficial para a aliança de casamento. Antes disso, elas eram utilizadas no polegar, enquanto os povos gauleses e bretões usavam anéis de noivado no dedo médio.
Os casais, ao longo da história, fabricaram anéis com diversos tipos de materiais, como cabelo, osso e metal, tanto no dedo anelar da mão direita quanto no esquerdo, ambos alegando ter uma conexão com a veia do amor.