Conselhos para namoro online

Qual o site de relacionamento mais seguro?

Segurança online nunca é demais. É sabendo disso que os sites de relacionamento modernos vem investindo cada vez mais nas suas políticas de proteção de dados e diretrizes de segurança. Ainda assim, o usuário deve estar atento para a sua própria atividade dentro do site – levando em consideração que, não importa o quão o site seja seguro, também é necessário uma cautela própria, e um uso sensato dos sites de relacionamento.

É difícil apontar qual site de relacionamento é mais seguro. É certo que existem alguns expoentes: como o ParPerfeito e o Match, sites veteranos na área de relacionamentos online, com mais 20 anos de experiência. Há também outros sites, como o Be2 e Amor & Classe, que levam muito a sério suas diretrizes de segurança. Já no lado dos encontros casuais, o Victoria Milan é um expoente nos quesitos de anonimato – trazendo recursos próprios de edição de fotos.

Mas, indo além de só citar nomes, este artigo busca também elencar as principais ferramentas de segurança adotadas pelos sites de relacionamento mais confiáveis, para que você possa fazer a sua própria pesquisa por um site para chamar de seu. Em vez de lhe vender o peixe, lhe ensinamos a pescar: oferecendo uma noção geral de como funciona a segurança online dos sites de relacionamento – e o que você deve procurar ao adotar um site.

Do mesmo modo, ao fim, trouxemos um guia rápido de práticas de boa segurança, para você levar em conta na sua paquera online e presencial. Não deixe de conferir essa parte também. Boa leitura!

Principais recursos de segurança dos sites de relacionamento

Para que você possa ter uma noção própria dos principais recursos de segurança a serem oferecidos por um site, elencamos uma lista. Estas são as garantias que consideramos como as essenciais para um site de relacionamento ser considerado seguro. Abra bem o olho para os sites que não ofereçam os recursos aqui listados.

Processo de verificação de contas     

Esta é a principal arma contra perfis falsos. Um processo de verificação de conta sério, que utilize de métodos de reconhecimento facial (ou até o envio de documentos de identificação) traz uma confiança muito grande para uma plataforma. Com a verificação, você acaba coibindo a proliferação de perfis falsos, criados muitas vezes por pessoas mal-intencionadas, que buscam roubar informações pessoais de usuários inocentes.

Se o site que você escolheu tem um processo de verificação, você já pode ficar sossegado(a). O ícone de “V” é uma garantia de que a pessoa do outro lado é ela mesma – o que traz uma tranquilidade maior para se interagir com ela.

E também, não se esqueça de verificar a sua própria conta. Conquiste o “V” ao lado da sua foto, para mostrar para os outros membros não apenas que você é você mesmo, mas que também está comprometido com o uso do site.

Proteção de dados

Para conhecer o sistema de proteção de dados e criptografia de um site de relacionamento, você provavelmente vai ter que explorar um pouco a plataforma. Informações desse tipo normalmente são listadas nas abas “Sobre nós”, ou “Diretrizes de segurança”. Procure por nomes semelhantes e conheça os recursos de segurança do site.

Sites de relacionamento sérios costumam apostar pesado na sua proteção de dados – blindando todas as suas informações, fotos e conversas de qualquer acesso externo. Se o site que você elegeu é transparente com suas diretrizes de segurança, você pode ter certeza de que ele ganha alguns pontinhos no quesito de confiabilidade.

Transações seguras e criptografia

 Um dos bens que mais precisamos proteger ao usar um site de relacionamento é o nosso dinheiro. Por conta disso, antes de adquirir qualquer plano de assinatura, procure conhecer os métodos de transação adotados pela plataforma – sobretudo se eles são protegidos por criptografia. Nunca insira os dados do seu cartão de crédito em um site que não seja transparente com essa parte de sua segurança.

Do mesmo modo, sempre vale a pena ler as “letras miúdas” que podem estar escondidas na página de compra. Veja se o site está lhe cobrando por aquilo que você solicitou, como por exemplo, um mês de assinatura. É muito comum que os sites de relacionamento façam cobranças adicionais por serviços não autorizados (sobretudo aqueles que possuem sistema de créditos).

Para evitar esse tipo de ato ilegal, vale a pena estudar o extrato do seu cartão, e reclamar de qualquer cobrança indevida. O Código do Consumidor brasileiro coíbe qualquer forma de abuso por parte de um fornecedor de serviços – e cobranças por serviços não autorizados, escondidos nas “letras miúdas”, costumam ser considerados abusivos pela lei.

Ferramentas de anonimato

Essas já são ferramentas mais avançadas, que costumam ser muito importantes em sites voltados para um nicho específico. Nos sites de encontros casuais, por exemplo, é comum que as pessoas queiram esconder o seu rosto nas fotos – havendo sites (como o Victoria Milan) que trazem um recurso especial de edição, com uma estética própria de máscaras e borrões.

Mas as ferramentas de anonimato também podem ser encontradas em sites tradicionais. Por exemplo, se um site lhe permite escolher a quais usuários você quer mostrar suas fotos completas, isso já é uma ferramenta de anonimato muito útil.

Toda ferramenta que lhe permite manipular a sua visibilidade no site pode ser considerada um recurso de anonimato – e algo que concede mais confiança para a plataforma. O anonimato lhe possibilita uma experiência mais leve e controlada, protegendo sua conta de usuários indesejados.

Opção de exclusão de conta

Essa é uma ferramenta adicional, mas que também julgamos importante nos quesitos de segurança. Quando o site de relacionamento é sério, ele provavelmente terá uma opção bem visível de exclusão de conta – ou de desativação. Esse tipo de opção serve para caso você queira sair do site e apagar os seus rastros na plataforma de relacionamento – seja por qualquer motivo.

Os sites devem ter a responsabilidade de excluir os seus dados, e não reter nenhum tipo de informação pessoal sua depois dessa exclusão. Portanto, vale a pena pesquisar se o site que você escolheu tem esse recurso de exclusão de contas, e no mais, se ele é também considerado um site transparente no quesito de manejo de dados dos seus usuários.

Guia de boas práticas de segurança

Você nunca ouviu aquela frase: “O melhor antivírus que existe é você”?. A mesma ideia vale para os sites de relacionamento. Não importa se o site que você esteja usando seja seguro, com boas ferramentas de proteção de dados e anonimato –  se você não estiver consciente de suas ações, poderá cair em enrascadas, seja na plataforma online, seja nos encontros que ela lhe possibilitar na vida real.

Portanto, leia atentamente esse nosso guia básico de segurança. Buscamos trazer nele, de forma resumida, as principais práticas que possibilitam uma experiência segura e frutífera em um site de relacionamentos: desviando de todas as armadilhas que até o melhor dos antivírus pode deixar passar.

Cuidado com os perfis falsos

 Já falamos rapidamente deles no processo de verificação de contas. Mas não há como não insistir: os perfis falsos estão ficando cada vez mais comuns nos sites de relacionamento – e sabemos disso porque estamos constantemente experimentando novas plataformas.

Normalmente, os perfis falsos são recheados de fotos maravilhosas, de pessoas com aparência de modelos. E com toda essa força sedutora, eles começam a interação com você. Uma das principais “bandeiras vermelhas” que você pode ficar atento(a), na conversa com um possível perfil falso, é a de que ele vai lhe pedir alguma coisa. Pode ser o seu número de celular ou os dados de alguma outra rede social, sob o pretexto de migrar a conversa para outro lugar.

Fique muito atento(a) a isso: os casos de clonagem de Whatsapp estão ficando cada vez mais comuns, e com o seu número, a conta falsa já pode ter acesso a sua foto de perfil do Whatsapp, facilitando uma clonagem.

Dito isso, o que você pode fazer para combater o perfil falso (ou acabar com qualquer dúvida), é estudar bem o seu perfil. Se necessário, faça uma pesquisa reversa de imagem pelo Google, e veja se a foto da outra conta não está em algum banco de imagens.

Duvide de tudo. Se um perfil lhe rendeu alguma suspeita, provavelmente há algo de errado. Portanto, faça perguntas, questione, procure por alguma verossimilhança de quem a pessoa diz ser, e o que está no seu perfil. Lembre-se sempre que é muito fácil se esconder de trás de uma tela do computador.

Prefira locais públicos para o primeiro encontro

Essa é uma dica de ouro que deve ser levada muito a sério. Indo além da plataforma online, quando você e seu contatinho estiverem planejando o primeiro encontro, sempre prefira um local público – ainda mais se você for do sexo feminino.

Encontrar o nosso contatinho online em casa, para ver um filme ou fazer uma janta pode parecer uma ideia atraente. É claro que, assim, conseguimos ter mais privacidade para curtir o encontro, e quem sabe rolar aquele algo a mais. Mas não coloquemos os bois em frente à carroça: por mais que seja tentadora a ideia dessa experiência privada, transferir o encontro para um local público vai lhe dar muito mais tranquilidade e segurança na hora de conhecer o seu Match.

Pode acreditar: nós só conhecemos as outras pessoas quando estamos perante delas. Portanto, por mais que você tenha desenvolvido uma ligação com o seu Match via o site de relacionamento, saiba que é somente no ato presencial que você vai conhecê-lo(a) de verdade. Optando por um encontro em uma praça pública, em um café ou em um restaurante, você evita frustrações, e se mantém seguro(a) de qualquer constrangimento ou risco.

Com o tempo, você percebe que essa é a melhor estratégia, tanto para a sua integridade física como emocional. Não gostou do encontro, ou não sentiu química com a outra pessoa? Você pode simplesmente ir para a sua casa. Não existe nada mais desconfortável do que mandar a pessoa embora da sua residência. Do mesmo modo, com os números cada vez mais assustadores de assédios contra mulheres, essa estratégia se consolida como a escolha certa a se tomar.

Valorize sua segurança e não dê chances para o azar!

Nunca compartilhe dados pessoais no bate-papo

Essa dica vale para toda e qualquer forma de interação online. Dados como seu CPF, RG, número do cartão de crédito e código de segurança jamais devem ser repassados nas redes sociais – não importa o quanto você acha que conheça a pessoa.

Seguindo a mesma linha, e mais voltado para os sites de relacionamento, evite compartilhar o seu endereço com o seu Match. Como mencionamos na última seção, sempre prefira marcar o primeiro encontro em um local público. Nunca podemos saber quais as reais intenções de outra pessoa, escondida pelo manto da internet. Desta forma, informações pessoais devem ser mantidas pessoais – até o momento que uma boa base de confiança tiver sido consolidada.

Conclusão

À medida que o uso das plataformas de relacionamento se tornam mais comuns, a busca por um ambiente seguro e confiável também cresce. Na internet, ao compartilharmos nossos dados pessoais, como fotos e descrições próprias, é comum que nos sintamos vulneráveis. Logo, a escolha de um site que valoriza a segurança de seu usuário se mostra cada vez mais necessária.

Tendo em mente o guia prático citado nesse artigo, bem como valorizando mais os sites de relacionamento que são transparentes com as suas diretrizes de segurança, possuindo uma boa política de proteção de dados, verificação de perfil e anonimato, você com certeza vai garantir uma experiência plena e segura com a sua paquera online.

Leia e releia este artigo, escrito com toda atenção para os leitores da DatingHelp. Aguardamos você na próxima!