Conselhos para namoro online

Mensagens para Tinder: as melhores dicas para melhorar suas conversas

Dar o pontapé inicial em uma conversa no Tinder nem sempre é fácil. Ainda mais quando nos damos conta de que existe uma regra não falada nas plataformas de namoro, de que o homem é quem precisa fazer a primeira jogada. É uma grande pressão logo de cara, para enviar uma mensagem que, no fundo, nem sabemos se vai ser respondida.

A verdade é que as mulheres recebem muitas, mas muitas mensagens de outros homens no Tinder. Logo, para você se destacar em meio a essa massa de pretendentes, precisa caprichar nas suas jogadas, tendo criatividade e sendo alguém autêntico.

Infelizmente, é assim que funciona as coisas no namoro online: você precisa fazer um esforço em cada mensagem, não se deixando levar pela facilidade de mensagens simples, como um “Oi, tudo bem?”. No longo-termo, esse tipo de abordagem não vai lhe render bons frutos.

Se você tomar seu tempo e enviar sempre uma mensagem bem-pensada, seguindo as dicas que elencamos nessa lista – a sua chance de sair da lista de “pretendentes deixados no vácuo” é muito grande.

Cabe dizer, por fim, que esse artigo não visa ser destinado apenas aos homens: e sim a todas aquelas pessoas que querem melhorar a qualidade de suas interações online, aumentando as chances de deixar uma marca na outra pessoa. Pegue seu caderno e caneta e vamos lá!

Invista no bom-humor sem se tornar um comediante Stand-Up

Uma ótima forma de se destacar na caixa de mensagens alheia é investindo no humor. É tiro e queda: se você consegue arrancar um sorrisinho da outra pessoa com uma mensagem bem-pensada, as chances de ser respondido(a) aumentam e muito.

O senso de humor na verdade é um dos fatores que mais geram atração aos olhos das mulheres. Há muitos estudos que apontam essa característica como um termômetro para uma relação agradável e bem-sucedida. Portanto, a gargalhada é sim, junto do estômago, um dos caminhos mais rápidos para o coração.

Para caprichar no humor, você não tem escapatória: precisa ler o perfil da outra pessoa para buscar ideias. Veja as fotos dele ou dela e procure algum detalhe específico, algo que “está fora do lugar”, e aponte isso na sua mensagem, de forma leve e bem-humorada. Algo do tipo: “Parece que aquele gato da sua foto está tentando fugir de você”.

Se lhe faltar ideias, faça alguma piada com você mesmo. Diga algo como: “Eu sou muito ruim com primeiras frases, então vou reverter a dinâmica do Tinder e permitir que você mande a primeira mensagem”.

O importante aqui é enviar algo que ela(e) possa interagir e responder de volta. Desta forma, vocês já começam a conversa com o pé direito, bem longe daquelas conversas robóticas que um “Oi, tudo bem?” costuma gerar.

Faça uma ou duas perguntas para instigar a conversa

Nos apps de relacionamento, as pessoas gostam de ser vistas e contempladas. Portanto, uma das melhores formas que existem para se começar uma conversa é fazendo uma pergunta. Mas não estamos falando aqui de uma pergunta qualquer: tem que ser específica; portanto, leia bem o perfil da outra pessoa, procure ganchos e envie a pergunta cultivando uma curiosidade genuína.

Procure ir além das fotos. Mostre que você está interessado no que a outra pessoa escreveu na bio: sobre a sua universidade, trabalho, hobbies ou traços de personalidade que ela escolheu evidenciar. Tenha uma curiosidade ativa, e deixe que a pessoa fale um pouco dela mesma antes de você começar a falar de si. O seu momento de fala uma hora ou outra vai chegar.

Também, se possível, prefira mandar duas perguntas. Isso aumenta um pouco as chances de você ser respondido, eis que se a pessoa não estiver a fim de responder a primeira, pode ir pela outra.

E aqui vai uma regra de ouro: evite a todo custo perguntas que podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”. Substitua o “Então você já viajou para o lugar x?”, para o “O que você mais gostou de fazer no lugar x?”. Perguntas abertas e subjetivas costumam dar mais papo, e tornam a conversa mais fluída e interessante para ambas as partes.

Um elogio sempre cai bem, não é?

Não há muito no que se aprofundar aqui. O elogio simples e autêntico é uma das melhores formas de começar uma conversa com alguém no Tinder. Esse tipo de mensagem também serve para levantar a conversa depois de um tempo, quando vocês dois não tiverem mais assunto.

Todo mundo gosta de se sentir atraente e desejado.     Mas lembre-se que você precisa elogiar a pessoa “com jeitinho”. Procure algo bem específico. Não fale apenas que ela é “bonita” – elogie a cor dos olhos dela e faça alguma ligação com a cor do mar na mesma foto. Elogios criativos costumam chamar mais atenção.

Também vale lembrar que elogios secos e sem muita continuidade podem acabar gerando uma pressão na oura pessoa (especialmente nas mulheres). Portanto, quando for enviar a mensagem, siga o elogio com alguma pergunta ou mensagem bem-humorada. Não mande apenas o elogio: dê uma oportunidade para que a outra pessoa continue a conversa.

Desta forma, o elogio consegue ser mais bem digerido, permitindo que a pessoa responda a sua mensagem com algo a mais do que um “Obrigado(a)!” também seco. Assim, você consegue demonstrar seu interesse, ao mesmo tempo que contribui para que conversa fique mais fluída.

Uma provocação bem-pensada estimula a tensão

Vamos combinar: vocês estão em uma plataforma de relacionamentos, em que a maioria dos usuários está atrás de um encontro amoroso, seja casual ou sério. Muitas pessoas acham tediosas todas as conversas preliminares antes do encontro – e estão loucas para que a conversa chegue naquele nível apimentado, em que você fica doido para conhecer aquela pessoa tentadora do outro lado da tela.

Dito isso, uma boa estratégia para as conversas do Tinder é estimular a tensão sexual, seja no começo ou no meio da interação. Faça alguma provocação; envie, junto de um elogio, uma mensagem provocante, falando do quanto você espera poder beijar aquela boca. Ou algo mais sutil: nesse terreno da tensão sexual, quanto mais mistério, melhor. Aposte bastante nos Emojis.

Cabe lembrar, porém, que existe uma linha bem tênue entre uma provocação sexy e algo que gera aversão nas mulheres. Portanto, tenha cuidado com esse tipo de abordagem. Só envie algo quando você estiver bem próximo da certeza de que ela pode achar a provocação engraçada ou tentadora.

Mas o risco de parecer “apressado” sempre estará lá. É comum que, depois de uma mensagem dessas, a pessoa do outro lado se sinta um pouco desconfortável. Há muitos tipos usuários no Tinder: uns que gostam da conversa apimentada logo de cara, e outros que preferem realmente conversar com a pessoa primeiro. Portanto, não leve para o pessoal. Se a outra pessoa não quer brincar, respeite, e tente salvar a conversa com outra mensagem.

Invista na criatividade de suas mensagens

Para se destacar em meio à massa de mensagens recebidas por outros usuários, você também pode investir em uma mensagem bem-pensada, com relances de genialidade. Para isso, porém, você precisa estar com a criatividade afiada. Ler o perfil da outra pessoa e procurar ideias de mensagens customizadas pode lhe ajudar a pensar nessa sua apresentação monumental.

É fato: a maioria das mensagens recebidas no Tinder (especialmente por mulheres) não vão muito além do “Oi, tudo bem?”, “Eai, quer conversar?”, e suas variações. Assim, se você envia algo criativo, que quebre um pouco essa dinâmica já estabelecida das plataformas de namoro, você vai ganhar o destaque que precisa. Use a mesma tática usada por quem trabalha publicidade: envie algo chamativo, que a outra pessoa precisa responder. Você não está vendendo um produto – mas a ideia é quase a mesma.

Chame a pessoa para jogar um Verdade ou Desafio, conte uma história só usando Emojis, convide-a para jogar algum jogo online, ou invente uma desculpa esfarrapada para ter dado a curtida. Aqui, tudo vale! E quanto mais fora da bolha, melhor.

Não esqueça de ser autêntico e, quando convir, vulnerável

Isso aqui você precisa ter em mente não apenas para o Tinder, mas para todo encontro que tiver na vida real. Quando você é aberto com outra pessoa, compartilhando detalhes de sua vida, suas paixões e visões de mundo, normalmente se consegue passar a ideia de que você é alguém de valor, que vale a pena conhecer.

Não é possível ser vulnerável logo de cara – mas podemos ser autênticos sempre. Portanto, uma das abordagens que você pode ter no Tinder é a de ser direto com as suas visões, e falar que sim – você teve interesse na pessoa e quer conhecê-la. Esse tipo de determinação e autenticidade chama muito a atenção de um possível parceiro amoroso. Só lembre-se também de ser leve e brincalhão nas horas apropriadas.

Já a vulnerabilidade é um dos fatores mais importantes quando estamos desenvolvendo uma ligação afetiva com alguém. Gostamos quando alguém se abre conosco, pois nos sentimos confiados. Da mesma forma, quando nos sentimos bem compartilhando nossas angústias e sonhos com outra pessoa, encontramos ali um porto seguro onde nos recolher do mundo.

O Tinder é uma plataforma cheia de joguinhos, provocações, palavras não-ditas e intenções silenciosas. Mas também há espaço aqui para você ser autêntico: não escondendo seus interesses e medos de alguém que, possivelmente, pode se tornar uma pessoa muito importante na sua vida.

Conclusão

Se você conseguiu absorver algo desse artigo, a sua habilidade de começar uma abordagem no Tinder e de manter a conversa viva e interessante com certeza já está melhor. Ter papo é essencial no mundo das paqueras: sendo algo ainda mais necessário no mundo online, eis que não há a presença física do encontro, devendo o interesse romântico ser criado e mantido somente por palavras e sugestões.

Você pode pegar um pouco de cada uma das seções aqui elencadas, e ir construindo um mapa mental de como abordar outros usuários no Tinder. Há momentos que a abordagem do bom-humor pode ser mais preferível, e outros em que um elogio simples se encaixa melhor. Como sempre falamos aqui no DatingHelp: não há fórmulas ou mensagens prontas para chamar a atenção de alguém. Tudo vai depender do contexto, da pessoa e de como você está se sentindo nessa hora.

Melhorando a sua capacidade de adaptar o diálogo dependendo do contexto, você começa a pegar o jeito de qualquer site de relacionamentos online. Alie isso com boas fotos do seu rosto e corpo, e um perfil completo, com uma bio divertida e boa informações sobre seus hobbies e interesses. Desta forma, usando o Tinder um pouco a cada dia, você começa a ter grandes chances de ter Matches frutíferos.

Explore nosso artigos sobre bios para Tinder, e demais avaliações de sites de namoro, disponíveis aqui no site. Boas paqueras!